Home » » Cubanos esperam ao Papa com procissões em honra à Nossa Senhora da Caridade

Cubanos esperam ao Papa com procissões em honra à Nossa Senhora da Caridade

No próximo dia 19 de setembro, iniciará a visita do Papa Francisco a Cuba; e os cubanos esperam este grande acontecimento de uma maneira muito especial: da mão de sua Padroeira, a Virgem da Caridade, que por estes dias preside várias procissões pelas cidades da ilha caribenha.


A procissão principal ocorreu no último dia 08 de setembro em La Habana, por ocasião da solenidade do nascimento da Santíssima Virgem Maria. A expressão de Fé, presidida pelo Cardeal Jaime Ortega Alamino, Arcebispo de San Cristóbal de La Habana, começou no Santuário de Nossa Senhora da Caridade e concluiu com uma Solene Missa presidida pelo purpurado cubano. Acompanharam a passagem da venerada imagem um grupo de meninas vestidas de anjos; assim como numerosos fiéis, que já expressam sua alegria pela próxima visita do Pontífice ao país.

Procissões paralelas também tiveram lugar em outras dioceses do país, como a celebrada em Pinar del Río, onde grande parte da povoação saiu a partir da Ermita da Caridade às ruas para percorrer as vias principais acompanhando a Santa Padroeira. A comemoração teve seu epicentro com a celebração Eucarística presidida por Dom Jorge Enrique Serpa Pérez, Bispo de Pinar del Río, na Catedral Local. Dias antes deste evento, o mesmo prelado convocou aos fiéis de sua Diocese para viver esta solenidade mariana como preparação da Viagem Apostólica do Santo Padre: "nos preparamos para receber ao Papa Francisco, missionário da misericórdia, que a exemplo da Virgem, vem compartilhar conosco a vida de Jesus Cristo, a confirmar-nos no valor extraordinário vivido e ensinado por Jesus de: 'misericórdia quero e não sacrifícios'".

E é que justamente o Papa Francisco chegará à Cuba como "Missionário da Misericórdia", como explicou recentemente Dom Dionisio García Ibáñez, Arcebispo de Santiago de Cuba e Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba: "O Papa Francisco virá como 'Missionário da Misericórdia'. Deus é Amor, é Misericórdia. Ele vem comunicar-nos a verdade sobre Deus, sobre o homem, sobre a Igreja que, por sua vez, tem a missão de transmitir a verdade sobre Jesus Cristo que é o que dá sentido à vida do homem; sentido da vida que para os cristãos está informada pelo amor. Nós não entendemos a vida como um mero produto da natureza, mas que o amor está aí, desde o começo; não são leis as físicas e químicas, é o amor o que vai fazendo que o homem vá se desenvolvendo, vá alcançando a plenitude que é precisamente a vida no amor". (GPE/EPC)

Por - GAUDIUM PREES

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suporte : CatólicosVIP | CTV Produçoes | Missao JAC
Copyright © 2014. Noticias / Artigos - Todos os Direitos Reservados
Template Criado por: Católicos VIP Parceria de: Missão JAC
Produção: CTV Produções