Ainda embrião, os Teus olhos me viram, e tudo estava escrito em
Teu livro… (Sl 13).
Neste domingo (20/09/2015), um programa de
Televisão exibiu um documentário sobre crianças e jovens “transgêneros”,
levantando a questão de como deveriam ser educados. Com isso, muitas perguntas
chegaram até nós.
Em tempos de luta contra a
implementação da perigosa “Ideologia de Gênero” em nossas famílias, em nossa
sociedade, é preciso entender com clareza o que é essa ideologia, qual o seu
objetivo, para também compreendermos outros problemas que deverão nos ser apresentados
de agora em diante pela mídia.
Há uma diferença entre a “ideologia de gênero” e os
“transgêneros”. A primeira nega que haja sexo masculino e feminino definido
para cada pessoa, e cada um deve “construir” a sua sexualidade dentro de uma
vasta diversidade, a partir de suas experiências sociais. A criança transgênero
seria aquela que nasce com um corpo masculino, mas com uma alma feminina, e
vice-versa. Ou seja, a criança não se reconhece com o próprio sexo ao qual foi
criado. É algo realmente preocupante e complexo.
O Catecismo da Igreja ensina que: “Cabe a cada um,
homem e mulher, reconhecer e aceitar sua identidade sexual” (n.2333). Portanto,
diante do que a Igreja nos ensina, os pais e educadores católicos, devem educar
as crianças com tendência homossexual, no sentido de aceitar e se comportar
segundo o seu sexo de nascimento. Os pais católicos devem ensinar seus filhos
segundo o que nos ensina a Igreja.
Além disso, “ser homem” e “ser
mulher” são realidades queridas por Deus em sua igualdade e em sua diferença,
um e outro têm uma comum dignidade. Deus cria a alma no momento da concepção da
pessoa e de acordo com sua identidade sexual. Dom Fernando Rifan, bispo de
Campos, RJ, coloca a seguinte reflexão para rebater a possibilidade da pessoa
nascer transgênero: “A perfeita unidade entre a alma e o corpo se desfaz, o
corpo tendo um sexo e a alma outro. A harmonia humana é desfeita.”(Fonte:http://www.cnbb.org.br/outros/dom-fernando-areas-rifan/16673-a-ideologia-de-genero.
Acesso em 10.06.15)
Também há casos, muito raros, de hermafroditas, que
nascem fisicamente com órgãos sexuais de homem e de mulher. A orientação da
Igreja é que os médicos optem pelo sexo mais acentuado e tratem da criança de
modo a definir sua sexualidade preponderante.
A Igreja não entra na discussão das causas de
tendência homossexual. No entanto, muitos pesquisadores estudam a questão. Numa
entrevista concedida à “Revista Época” (n. 416, 8/05/2006, pp. 86-87); o
sociólogo americano John Gagnon, Professor emérito da Universidade do Estado de
Nova York, e um dos pioneiros no estudo sobre sexo, afirma que “a orientação
sexual não é definida naturalmente, mas sim influenciada pela sociedade”. Ele é
um dos mais importantes estudiosos do sexo, e afirma que o desejo sexual, não
tem origem nos instintos naturais do ser humano. Ele faz estudos sobre sexo há
40 anos, publicou 12 livros e 100 artigos.
Dr. Gagnon foi um dos primeiros a contrariar a
perspectiva defendida pelo sexólogo Alfred Kinsey, que afirmava ser o sexo um
instinto natural. Para Gagnon o comportamento sexual é completamente regido por
regras sociais. Em seu livro “Uma Interpretação do Desejo”, lançado no Brasil,
ele apresenta os seus mais importantes ensaios.
Um estudo a partir de 2 milhões de pessoas, foi
realizado nos EUA e mostra que as experiências familiares na infância
influenciam fundamentalmente na orientação sexual. É o estudo: “Childhood
Family Correlates of Heterosexual and Homosexual Marriages: A National Cohort
Study of Two Million Danes,” por Morten Frisch e Anders Hviid, publicado em
“Archives of Sexual Behavior”, em 13 de outubro de 2006. Este estudo foi
realizado com pessoas nascidas na Dinamarca entre 18 e 49 anos. A Dinamarca foi
o primeiro país a legalizar as uniões homossexuais e têm estatísticas completas
de uniões do mesmo sexo desde 1989.
“Nosso estudo mostra evidência
prospectiva, baseada na população, de que as experiências familiares infantis
são determinantes nas decisões de casamentos homossexuais e heterossexuais na
vida adulta”, dizem os autores do estudo. Algumas principais correlações
encontradas na pesquisa foram as seguintes, publicadas pelo site da Instituição
Courage (http://www.couragerc.net/)
Vários especialistas, como o
psicólogo holandês Dr. Gehard Van der Aardweg, PhD em psicologia; Dr. Richard
P. Fitzgibbons, Médico Psiquiatra; Dr. Edward R. Fields, americano, o espanhol
Vallejo Nájera, o prof. Stanton Jones, psicólogo do “Wheaton College”, o
psicólogo Mark Yarhouse, diretor do “Instituto para o Estudo da Identidade
Sexual” da “Regent University”, nos EUA ( http://www.sexualidentityinstitute.org), apontam alguns
fatores não genéticos que podem ser responsáveis pela homossexualidade de
muitos jovens. (http://www.hli.org; e www.vidahumana.org).
O psicólogo holandês Dr. Gehard Van der Aardweg,
PhD em psicologia; que há mais de trinta anos atende homossexuais, em seus
livros “A batalha pela normalidade sexual” (Editora Santuário Aparecida) e
“Homossexualidade e Esperança” (Ed. Diel, Portugal), afirma que a
homossexualidade não é genética e nem hormonal, mas social e educacional. De
forma alguma esses pesquisadores sérios podem aceitar que órgão genital do feto
se forme antes do cérebro, e que por isso algumas crianças nasçam
transgêneros,ou seja, psicologicamente acreditem pertencer ao sexo oposto.
Muitos pesquisadores estão de acordo que a
homossexualidade é uma condição adquirida e não genética. Existe uma enorme quantidade
de informações por parte de pesquisadores e terapeutas que sugerem fortemente
que a homossexualidade é uma condição sócio– psicológica que causa uma
pré-disposição homossexual. O mais provável, segundo esses pesquisadores, é que
a homossexualidade seja causada por traumas percebidos ou reais, devido a
condicionamentos familiares, ambientais, sociais, culturais ou espirituais.
Os psicólogos americanos Masters e Jonhson,
especializados em sexualidade, afirmaram em seu livro “Human Sexuality”
(Sexualidade Humana) que:
“A teoria genética da homossexualidade tem sido em
geral desprezada hoje em dia, e apesar do interesse em possíveis mecanismos
hormonais na origem da homossexualidade, nenhum cientista sério hoje sugere que
uma simples relação de causa e efeito possa existir”. (pp. 319-320).
A Congregação para a doutrina da Fé, do Vaticano,
já publicou vários documentos sobre a homossexualidade, todos evidenciando o
caráter imoral da “prática” homossexual, não da tendência: 1 – Persona Humana,
de 29/12/1975; Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o Atendimento Pastoral
das Pessoas Homossexuais, de 1986 e “Algumas reflexões acerca da resposta a
proposta legislativas sobre a não-discriminação das pessoas homossexuais”, de
1992. A Igreja tem o direito de ensinar a seus filhos a lei de Deus sobre este
assunto. O Catecismo da Igreja fala do assunto nos números 2357 a 2359.
A homossexualidade se reveste
de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. A sua gênese
psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que
os apresenta como depravações graves (Gn 19,1-29; Rm 1,24-27; 1Cor 6,9-10; 1Tm
1,10), a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são
intrinsecamente desordenados” (CDF, decl. Persona humana, 8). São contrários à
lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma
complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser
aprovados” (§2357).
A Igreja reconhece que: “Um número não
negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais
profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui,
para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e
delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta.
Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida, e se forem
cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem
encontrar por causa de sua condição”. (§2358)
“As pessoas homossexuais são chamadas à castidade.
Pelas virtudes de autodomínio, educadores da liberdade interior, às vezes pelo
apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental,
podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã”
(§2359).
Por Editora
Cleofas
0 comentários:
Postar um comentário