Signis Brasil realizou evento de Formação e Articulação de Projetos, neste final de semana, de 2 a 4 de outubro 2015, na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, em São Paulo, com os associados e representantes de comunicação de impressos (jornais e revistas), rádios, TVs, cinema e portais.
Na abertura do encontro de Formação e Articulação de projetos com as mídias católicas, na sexta-feira, 2, a presidente da Associação, Ir. Helena Corazza, deu as boas vindas aos mais de 60 representantes dos meios de comunicação do Brasil, onde o Católicos VIP teve seu representante o Sr Marcelino Delminio, CEO da CTV Prodouções empresa detentora da marca Católicos VIP.
A mesa de abertura contou com a presença do tesoureiro de Signis, Padre Sérgio Gheller; o presidente da RCR, Frei João Carlos Romanini; o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Padre Rafael Viera e a vice-presidente da RCR, Angela Morais. Precedeu a apresentação dos participantes, o resgate da história de Signis e projetos conjuntos já realizados, sobretudo pelos impressos e rádio.

O tema central do evento “Como falar com as pessoas hoje”, contou com a assessoria de dois especialistas na área de comunicação, mercado e tendências. Sílvio Sato, doutor em Ciência da Comunicação pela ECA-USP e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing; José Paulo Hernandes, do Instituto de Pesquisa GALUP, pesquisador na área de mercado e observador da comunicação da Igreja.
Para o especialista, Silvio Sato, “a troca de experiência foi muito rica, todas as perguntas muito interessantes, a questão das convergências, me parece, foi à questão central, ou seja, de como utilizar meios de comunicação, as plataformas e redes de uma maneira que seja coerente, conveniente adequada também não só para o público mas também para o próprio veículo de comunicação. O nosso grande desafio é o que a tecnologia pode nos ajudar, a tecnologia tem que servir o homem e não o homem a tecnologia”.
José Paulo Hernandes destacou três aspectos durante o evento: “o primeiro o foi à união das várias mídias para discutir os problemas em conjuntos e ouvi as tendências; o segundo foi discutir as melhores práticas expor experiências positivas e eventualmente experiências negativas e com estes compartilhamentos de práticas de gerar um conhecimento; e o terceiro aspecto foi à integração entre os meios presentes ao evento, rádio, TV e a mídia impressa, pois esta integração é fundamental”.
Os grupos de trabalho aconteceram na parte da tarde, por segmentos onde os representantes de meios de comunicação refletiram seus projetos em andamentos e desafios neste tempo de mudança e apresentaram, no último dia do evento, uma plenária para toda a assembleia.
Para as emissoras de rádio o tema central foi a Migração do AM para FM com a assessoria do Engenheiro Eduardo Cappia, já conhecido no meio católico, que apresentou o processo de migração, a questão dos equipamentos, receptores, valores que se imagina pagar pela adaptação de outorga. O engenheiro declarou à nossa reportagem: ”Me sinto recompensado pelo fato da lembrança de poder transmitir um pouco daquilo que a gente conseguiu de experiências nestes anos todos para este público. O público se comportou extremamente atento em se tratando de coisas técnicas, foi muito bom o desempenho”.
Os representantes dos impressos também dialogaram com o pesquisador José Paulo Hernandes sobre Mudanças, desafios e tendências com o digital. Para a diretora de redação da Revista Família, Irmã Osnilda Lima, “O que nós estamos discutindo nas nossas reuniões é de como podemos atingir um público maior, ou seja, como o conteúdo evangelizador, a nossa proposta de conteúdo chega a um número maior de pessoas. Ainda não chegamos a nenhuma resposta clara e objetiva, mas estamos refletindo juntos e nesta busca em conjunto, para buscar caminhos alternativos para chegar a um público maior”.
Para o assessor da CNBB, Padre Rafael Vieira, o encontro foi produtivo e positivo. “Eu vim participar representando a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, na impossibilidade da presença do nosso presidente, Dom Darci Nicioli. Eu considero que este encontro foi de grande proveito. Eu levo comigo uma riqueza particular que é a percepção do interesse dos comunicadores da Igreja pela formação. Foi muito positivo e produtivo o encontro, os esclarecimentos dados pelos especialistas foram muito úteis para o nosso trabalho no cotidiano e também foi um grande testemunho no conjunto da nossa comunidade, que posso levar e comunicar para a conferência dos bispos”.
Durante o encontro de Formação e Articulação, foi realizada a entrega da 2ª Edição do Troféu Signis Brasil, que tem como objetivo manifestar o reconhecimento e o carinho perante as mídias e instituições que são reflexos da comunicação na Igreja.
A presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, fez a avaliação deste segundo encontro de Articulação e Formação com mídias católicas: “Acredito que foi um evento muito bom e intenso, realizamos o programado na temática, que foi a preocupação de falar com as pessoas de hoje. Signis Brasil está levando adiante, toda uma nova configuração do site, que é internacional, latino-americano e brasileiro, um projeto ousado, entre outros. Também agradeço a presença do Padre Rafael, assessor da Comunicação da CNBB. Estamos nesta busca de somar e de contribuir, de construirmos pontes e para trabalharmos juntos para um cultura de paz”.
Para o presidente da RCR, Frei João Carlos Romanini, “o encontro de Signis Brasil em parceira com a RCR, foi extremamente positivo com os propósitos com quem os meios de comunicação estão conversando. Um mundo completamente em mudança: tecnologia, comportamento, conceito, paradigmas em mudança. E o veículo de comunicação católico, o Rádio, por onde nós vamos abre muitos caminhos e espero que os veículos que participaram do encontro voltem pra casa e comecem a refletir”.
Para Marcelino Delminio, CEO do Católicos VIP que participou do evento, "vai ser muito útil a aplicação das formações recebidas em nossos sistemas de evangelização Web-católicos VIP de Web TV e no maior portal católico de entretenimento do Centro Oeste do Brasil".
Veja algumas fotos aqui.
Marcelino em Missão para o Católicos VIP.
0 comentários:
Postar um comentário