Home » » Jovens eslovacos peregrinam à pé a Cracóvia

Jovens eslovacos peregrinam à pé a Cracóvia

Os jovens preparam-se com dedicação, por longos meses, para o grande evento em Cracóvia


Centenas de jovens provenientes de toda a Eslováquia preparam-se para participar da JMJ, colocando à prova não somente sua força espiritual, mas também sua condição física, com um único objetivo: chegar à pé em Cracóvia e celebrar o grande encontro com o Papa Francisco e milhares de outros jovens de todo o mundo.
“A Eslováquia era uma questão de coração para João Paulo II e seria um pecado se perdêssemos esta oportunidade de ir à sua nativa Polônia para encontrar um de seus sucessores”, explica à Agência Sir Marek Polak, organizador de uma das peregrinações oriundas da cidade de Poprad.
Modelos de misericórdia
Os jovens preparam-se com dedicação, por longos meses, para o grande evento em Cracóvia. Uma especial preparação espiritual focada nos vários aspectos da misericórdia durou todo o ano, concluindo-se na metade de junho.
“A JMJ terá lugar na cidade que recorda dois Santos: João Paulo II e Faustina Kowalska – afirma Pavol Danko, autor dos textos da preparação espiritual. Por meio de seu exemplo de vida, de seu trabalho e de sua mensagem ao mundo, descobrimos pouco a pouco as características da misericórdia.
Todos os materiais destinados às comunidades de jovens estão disponíveis online, incluídos os textos das catequeses, reflexões, orações e muitos outros materiais. Somos enriquecidos por algo que é muito maior do que nós”.
App sobre as novidades da JMJ
A maior parte dos peregrinos que decidiu ir até Cracóvia à pé, programou percorrer um dos itinerários do “Caminho de São Tiago” que atravessa a Eslováquia. Ademais, os salesianos no país criaram para a ocasião um aplicativo especial para telefones celulares, por meio do qual as pessoas podem atualizar-se sobre todas as novidades da JMJ e a sua organização.
Segundo Ondrej Chrvala, “nos aguardam ainda semanas de intenso trabalho e de preparação, e é muito eficiente usar as modernas tecnologias para uma boa organização e também para a interação com os participantes”.
O App inclui orações, citações sobre o tema da misericórdia, cartas aos jovens, além de um pequeno dicionário em língua polonesa. A equipe de jovens que preparou este aplicativo é muito esperta e acreditamos que contribuirá para a bonita experiência das Jornadas da Juventude”, auspicia o salesiano Jan Holubcik.
Coleta para todos os jovens peregrinos
A participação dos jovens ao evento internacional de Cracóvia é fortemente apoiada por todos os bispos eslovacos. Dom Stefan Secka, Bispo de Spis, havia até mesmo iniciado uma coleta em todas as igrejas da diocese para financiar os peregrinos que vão a Cracóvia. Como escreveu em uma carta especial para a ocasião, o encontro mundial de jovens nunca realizou-se num local tão próximo à Diocese de Spis, o que representa uma boa ocasião para que os jovens desta região participem.
“Estamos vivendo o Ano da Misericórdia e São João Paulo II definiu esta virtude como um extraordinário poder do amor de Deus que é maior do que os nossos pecados. O amor de Deus nos  cura e nos fortalece, permitindo-nos descobrir as fontes da verdadeira alegria e da verdadeira esperança”.

Fonte: Rádio Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suporte : CatólicosVIP | CTV Produçoes | Missao JAC
Copyright © 2014. Noticias / Artigos - Todos os Direitos Reservados
Template Criado por: Católicos VIP Parceria de: Missão JAC
Produção: CTV Produções